quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Orgulho

Existem pessoas em nossa sociedade com características que lhe são peculiares. Por exemplo: Umas são amorosas, outras humildes, afáveis e tolerantes. Contudo, existe um tipo de pessoa que reverbera de maneira acintosa em suas relações, o seu orgulho, esse mal que envenena toda e qualquer relação.

Ao refletirmos sobre o orgulho e suas consequências na vida humana, devemos nos perguntar: (1) Que tipo de pessoa eu estou me tornando?; (2) Que tipo de mensagem estou passando para os meus filhos? (3) Quais os danos que o orgulho causa em mim e naqueles que se relacionam comigo?

A Revista Veja (nº 1742, 13/03/2002) publicou uma entrevista com empresário inglês Marc Lewis, autor do livro – Pecar para vencer. Na ocasião, ao falar sobre o orgulho, Lewis fez a seguinte ressalva: “O orgulho é imprescindível. Todas as pessoas bem-sucedidas são orgulhosas. Se você é o melhor, diga para todo mundo que você é o melhor."

Infelizmente, o “vírus” do orgulho tem se multiplicado em muitas pessoas e as consequências estão sendo catastróficas nas relações entre pais e filhos, esposa, esposo e entre semelhantes. Para aqueles que estão fisgados pelo orgulho e vivem sob a tutela do mesmo, acabam apresentando pelo menos três características inerentes ao orgulho, são elas:

(a) autossuficiência – aquele que é plasmado pela autossuficiência pensa que não depende de nada e ninguém. Ele está acima de todos, do bem e do mal. Quem pensa e age assim, esquece que Deus está acima dele. O orgulho faz com que as pessoas olhem de cima, logo, não olham para cima, para aquele que é o autor da vida. Pois, elas se bastam. Ou nas palavras de Marc Lewis: “Devemos ter fé somente em nós mesmos.”

(b) competição – A pessoa tem que ser a melhor em tudo, estar por cima, ser o centro das atenções. Bem observou C.S.Lewis quando disse: “A pessoa tem o orgulho de ser mais rica, mais inteligente, ou de melhor aparência do que os outros. Se todo o mundo se tornasse igualmente rico, inteligente ou de boa aparência, não haveria nada do que se orgulhar. É a comparação que nos torna orgulhosos: o prazer de estar por cima dos outros.”

(c) inerrância - Essa é uma das facetas do orgulho e do orgulhoso. Os outros erram, eu não. O orgulhoso é incapaz de admitir que ele também é passível de erro e concomitantemente é incapaz de receber bem uma crítica ou de aceitá-la.

Qualquer ser humano está passível de ser um orgulhoso ou de ter lampejos de orgulho, entretanto, não devemos confundir orgulho com amor próprio. Orgulho, na definição do dicionário Inglês de Oxford é: “uma presunção irracional de superioridade, uma opinião arrogante de si mesmo.”

O orgulho é uma deturpação do amor, pois coloca o amor próprio à frente do amor a Deus e quebra o que foi ensinado por Jesus “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento.”

A grande questão é como vencermos o orgulho que tenazmente pede oportunidade. Ao olhar para as atitudes de Jesus, vejo na pessoa dEle o antídoto para este mal – Humildade. Jesus foi uma pessoa simples, despojada de vaidades, consciente das suas limitações.

Se quisermos ser humanos na essência da palavra, é necessário lutar contra esta presunção que nos bestializa, ou como descreveu Victor Hugo “no homem, o orgulho é a fortaleza do mal.”

Seguir o exemplo de Jesus é entrar pela porta estreita – é mortificar o EU, não pensar soberbamente sobre si, não fundamentar a vida nas coisas e em si, mas reconhecer como fonte de tudo, inclusive do seu sucesso – Deus.

Por causa do orgulho, guerras acontecem, fomes existem, pois, o ser humano orgulhoso apenas enxerga seu próprio umbigo. Que Deus nos ajude a sermos livres do orgulho e que possamos fundamentar dia a dia nossas vidas na humildade, tratando o próximo com respeito e amor.
Para aqueles que amam o orgulho e que, por isso, pensam que são mais importantes do que os outros, fica a advertência bíblica em provérbios 16.18 “A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito precede a queda.”

Para aqueles que lutam no viés da humildade, mortificando seu orgulho, assim diz a palavra do Senhor: “... Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes." 1ª Pedro 5.5

Ser orgulhoso ou ser humilde, eis a questão. Contudo, a pergunta que não quer calar diante do orgulhoso é: Que tipo de pessoa eu estou me tornando?

Pense nisso!

Pr. Fernando G Dias