sexta-feira, 5 de março de 2010

Ser humano e a natureza – Uma relação conturbada (Parte I)

Estamos há algum tempo presenciando um descontrole na natureza e essa situação tem feito suas vítimas. Ora ouvimos falar de tsunami, ora em terremoto, ora em ciclone e recentemente tivemos a notícia de um iceberg que se desprendeu do Glaciar Mertz (Antártida), cujo efeito pode ser devastador. O que esta acontecendo com a natureza? Qual a parcela de responsabilidade do ser humano neste processo? Como tem sido a convivência do ser humano com a natureza? Este artigo tem como escopo avaliar esses desencontros e questionamentos à luz da teologia, avaliando a relação do homem com a natureza.

E viu Deus tudo quanto tinha feito, e eis que era muito bom (...) (Gn. 1.31)
E tomou o SENHOR Deus o homem, e o pôs no jardim do Éden para o lavrar e o guardar.(Gn.2.15).

O retrato descrito em Gênesis 1.31 é de perfeita harmonia entre natureza e ser humano. Toda espécie de vida criada por Deus era muito boa, havia respeito, convivência sem espoliações e, é neste cenário harmônico que Deus insere o ser humano para que ele juntamente com o seu criador cuide e preserve com todo zelo da criação (Cf. Gn. 2.15). As diversidades e biodiversidades estavam em equilíbrio, esta é a mensagem de Gênesis 1 e 2. Contudo, ao fixar os olhos para os dias atuais o que se percebe é uma inteira desarmonia entre natureza e ser humano. O que aconteceu para que isso ocorresse?

A Bíblia vai asseverar que houve uma ruptura da criatura com o seu criador, ou seja, o ser humano que foi criado para junto com Deus cooperar na manutenção desta harmonia resolveu ser autônomo e dizer não para esta parceria (Cf. Gn 3.1-13). Os efeitos dessa decisão tem sido devastadores até os dias hodiernos.

A mensagem da Carta da Terra diz o seguinte: “Os padrões dominantes de produção e consumo estão causando devastação ambiental, esgotamento dos recursos e uma massiva extinção de espécies. Comunidades estão sendo arruinadas.[...] As bases da segurança global estão ameaçadas. Essas tendências são perigosas, mas não inevitáveis”.

Seguindo pelo mesmo viés encontra-se o pesquisador Edward Wilson, que chegou a seguinte conclusão: “O ser humano transformou o Éden num matadouro e o paraíso ocupado num paraíso perdido. Ele, até hoje, vem desempenhando o papel de um assassino planetário, preocupado apenas com sua própria sobrevivência a curto prazo; já sacrificamos boa parte da biosfera; a ética da conservação, na forma de tabu, de totemismo ou de ciência, quase sempre chegou tarde demais.”

Este ser que foi criado à imagem de Deus age independente do seu criador. Enquanto vivia em harmonia com Deus, sob os ditames dEle, o ser humano tinha uma relação de cuidado, respeito e zelo para com a natureza. O ser humano vivia uma relação de amor com seu criador e isso refletia em todas as esferas, inclusive com a natureza. A partir do momento que ele se tornou “lei para si mesmo” as coisas degringolaram, isto é, arruinaram-se.

Ter consciência de que viemos de Deus e que temos a responsabilidade de cuidar daquilo que Ele nos confiou, nos torna responsáveis no cuidado para com a natureza e todo o planeta Terra.

Convivência (habitar ou partilhar o mesmo espaço) implica em saber respeitar as diferenças, cuidar, viver responsavelmente. Entretanto, o ser humano que vive a partir de seus próprios ditames tem tornado a vida cada vez mais difícil, com seu egoísmo e ganância tem acabado com toda a riqueza planetária. Ele com sua política cada vez maior de exploração, tem tornado de fato o paraíso harmônico em paraíso desarmônico.

O ser humano tem vivido de maneira antropocêntrica, respeitando apenas a ele mesmo (se é que podemos dizer isto). Nessa dinâmica exploratória e capitalista não pode existir convivência, sendo que, neste partilhar do mesmo espaço inexiste respeito e sim expropriações. Como bem disse o filósofo Leonardo Boff: “O ser humano não existe sem a natureza, sem a comunidade de vida, sem sua inserção no universo com todas as energias que o penetram e também nos perpassam.”

Precisamos inaugurar uma nova convivência com a natureza que infelizmente desde a era industrial até os dias atuais, tem sido explorada sem o menor respeito. É fato que as indústrias e os conhecimentos adquiridos pela humanidade nos favoreceram em muitas coisas. Contudo, tais favorecimentos têm tido até hoje um preço muito alto no que diz respeito ao meio ambiente.

O que podemos aquilatar é que este modelo exploratório não nos garantirá, com toda certeza, um futuro melhor, pelo contrário, ele destrói a natureza e a vida entre os povos.


Pr. Fernando Gonçalves Dias



8 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Pastor Fernando
Gostei muito do conteudo deste texto, muito atual e de extrema importância para reavaliarmos nossas atitudes para com o nosso planeta.
Somos mordomos do Senhor e precisamos respeitar a natureza e ao nosso próximo.
Um abraço
Cristina

Anônimo disse...

Grande Rev.

Ao ler esse post sobre a relação homem e natureza me veio uma importante intrigante:

Eis a questão:

"Todo mundo 'pensando' em deixar um planeta melhor para nossos filhos...

Quando é que 'pensarão' em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"

Não adianta também cuidar do planeta se não nos conscientizarmos e cremos nosso papel fundamental que nos confiado por deus na criação.

Pastor tem trazido reflexões que realmente são ferramentas que nos indicam o caminho da maturidade....

O que vcs acham?

Rev. Hebert Quaresma.
Vulgo: Hebinho.

Anônimo disse...

É assustador cada vez que reflito sobre tudo aquilo que temnos feito no mundo. Como incensatos, destruimos a natureza todos os dias, mas o que mais me assuta é a consequencia que nos sobrevira. Qto ao blog, efetivamente é 'refletindo que se amadurece' e, hoje, mais que em qualquer outro tempo, precisamos amadurecer como cristão não só para não sermos engolidos pelo mundo, mas para pregar a verdade do evangelio. Débora Moreno

Anônimo disse...

Pastor Fernando,
gostei muito deste texto e lendo cheguei a seguinte conclução: o que exatamente precisamos fazer para praticar essas coisas que muitas pessoas não aceitam e falam que são besteiras é termos conciência e praticar coisas boas.
Esse texto me fez refletir bastante e mudar algumas formas de pensar.

Érica

Juan de Paula disse...

Pr. Fernando,

continue nesse bom ritmo nos fazendo refletir para crescer e amadurecer.

Um gde abraço,
Juan

Anônimo disse...

Boa noite Fernando

Congratulações pela maravilhosa exposição de acontecimentos contemporâneos e seus fundamentos bíblicos. Realmente é doloroso ver animais morrendo, grandes áreas verdes sendo devastadas em prol do egoísmo do homem, que ao pensar somente nele mesmo, acaba por determinar seu próprio fim. Que a misericórdia de Deus esteja sempre sobre nós!!!
Mais uma vez parabéns pastor Fernando!
De sua amiga e admiradora: Carla

Robson Dias disse...

boa noite. Acho que nossa atitude deve ser a mesma desde os primórdios! como bem diz o texto: cuidar da da Terra porque "tudo que Deus fez é bom" e pq nós somos mordomos.

Parabéns pelo texto.
Robson Dias

Anônimo disse...

Excelente artigo. Abraços