sábado, 27 de março de 2010

Sucesso profissional, fracasso familiar?

 


Estamos inseridos em uma cultura de consumo e status, na qual o que prevalece muitas vezes é a valorização do ter em detrimento do ser. Você passa a ser uma pessoa reconhecida não pelas suas qualidades e virtudes, mas sim, pelo que você possui. Logo, nesta demanda atual, onde o status, fama e dinheiro, têm sido bem mais importante, muitas famílias estão indo à bancarrota. Este artigo tem como escopo avaliar de forma crítica as regras estabelecidas pela sociedade e estabelecer como contraponto o ensino de Jesus em Mateus 6: 25-34.

Existe uma série americana chamada Law & Order: Special Victims Unit, cujos personagens principais são: detetive Elliot Stabler interpretado pelo ator Christopher Meloni e sua parceira detetive Olivia Benson interpretada pela atriz Mariska Hargitay.

Ambos são profissionais bem sucedidos, já solucionaram muitos casos com grau de dificuldades enormes. No entanto, não obstante ao sucesso profissional adquirido, o detetive Elliot Stabler não pode asseverar o mesmo com relação a sua família. Já se divorciou da esposa que vivia cobrando dele tempo para a família e possui um relacionamento conturbado com os seus filhos. Certa feita ele disse para Olivia: “Passo mais tempo com você do que com a minha família”.

Essas palavras proferidas pelo detetive Stabler tem sido uma realidade na vida de muitas famílias, cujos cônjuges, muitas vezes passam mais tempo com amigos de trabalho, faculdade, afazeres diversos, e quando percebem o tempo passou, os filhos cresceram (muitos pais em virtude das suas ocupações nem sabem o que os filhos andam fazendo).

Denise Santos 38 anos, presidente da BenQ Móbile, concedeu uma entrevista a revista negócios e disse o seguinte: “Nos primeiros anos de trabalho, a entrega foi importante, mas virou escravidão. Não conseguia dormir, passei a tomar remédios. No final, percebi que nada disso valeu a pena. Fui casada por sete anos e posso dizer que o excesso de trabalho foi uma das causas do fim.”

Tudo na vida é questão de escolha, não estou dizendo que você ter dinheiro, carro, status são coisas ruins, pelo contrário. Contudo, essas coisas podem ser nocivas ao relacionamento familiar a partir do momento que atribuímos mais valor a elas do que ao próprio relacionamento com a esposa, esposo e filhos.

A busca desenfreada pelo sucesso tem gerado em muitas pessoas ansiedade e doença. Dados do Instituto Academia de Inteligência diz o seguinte: 82% das pessoas em SP estão com dois ou mais sintomas psíquicos e psicossomáticos. Mais de três milhões de pessoas estão com dez ou mais sintomas.

Jesus, ao se reunir com as multidões, ensina-lhes coisas profundas sobre a vida e de como a mesma deve ser vivida. Ele diz palavras inefáveis para a multidão, ensinando-lhes o equilíbrio (Cf. Mt 6:25-34). Ao analisar a ansiedade que brota no coração humano, Ele preconiza algumas coisas para a multidão e que serve para nós também.

• Mantenha um estilo de vida simples (Cf. Mt 6:25a)

• Faça uma reavaliação das suas prioridades e valores (Cf. Mt 6:25b)

• Olhe para o cuidado de Deus e não para as situações adversas (Cf. Mt 6:26)

• Não se engane, por mais que você pense a vida não está em nossas mãos (Cf. Mt 6:27)

• Reserve espaço na sua vida para ter comunhão com Deus (Cf. Mt 6:33)

Gostaria de concluir este artigo deixando algumas perguntas para nossa reflexão:

a. O que tem sido mais importante para você neste momento: o seu trabalho, estudo ou sua família?

b. Como você pode buscar o equilíbrio entre vida profissional e familiar?

c. Quais as coisas que você precisa rever para que o seu relacionamento familiar não sofra?

d. Como você pode aplicar os ensinos de Jesus em sua vida?

e. Na sua vida existe espaço para Deus ou a demanda da mesma não tem deixado você ter tempo para pensar nisso?

Lembre-se: “Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar" (David O. McCay)

Que Deus nos ajude e nos livre dos modelos impostos pela sociedade e, assim, sejamos sábios em nossas escolhas.
Pr. Fernando Gonçalves Dias

4 comentários:

Anônimo disse...

Texto edificante, inteligente e que alcançara muitas pessoas carentes de Jesus, embora não percebam. Parabens, meu amigo! Que o Senhor te abençoe!

Josilayne Daudt de Assis, RJ

Débora Moreno disse...

EFETIVAMENTE ESTAMOS LENDO ALGO QUE FALA DO COTIDIANO DE TODO AQUELE QUE BUSCA ASCENÇÃO PROFISSIONAL. E A SOCIEDADE PREGA DA MESMA FORMA QUE ESTÁ É UMA CONDIÇÃO PARA O SUCESSO: OS PROBLEMAS FAMILIARES, COMO NO FILME “O DIABO VESTE PRADA". CONVERSANDO UMA PSICOLOGA CONCEITUADA AQUI DO RIO E CRISTÃ, ESTA ME ENSINOU QUE PODEMOS NOS DEDICAR AOS ESTUDOS E AO TRABALHO NO MOMENTO QUE ESTAMOS FORA DE CASA. E PARA GARANTIR O RETORNO DESTE INVESTIMENTO, AO CHEGAR A NOSSOS LARES, É LÁ, É ALI QUE DEVE SER NOSSA INTEIRA DEDICAÇÃO. ISSO, SIM, GARANTE O SUCESSO. FILHOS PODEM PASSAR HORAS SEM OS PAIS, PORÉM NO MOMENTO QUE ESTÃO JUNTOS, A MENTE, OS PLANOS, OS ATOS DEVEM ESTAR TOTALMENTE INCLINADOS PARA OS MESMOS. E ESSE TEXTO NOS DESPERTAR PARA A BUSCA DESSE EQUILÍBRIO. QUE O SENHOR CONTINUE NOS ABENÇOANDO, PR. FERNANDO DIAS.

Jorge Matos disse...

Muito bom o texto e uma ótima reflexão. Acho que poderia escrever o texto em vez de dar apenas o endereço, pois o não cristão certamente não vai fazer a leitura em sua Biblia e o cristão acha que já sabe e também não lê. Parabens amigão.

Elen disse...

que lindo!
é pra refletir mesmo e analisar nossas escolhas...
acrescento ainda q a Olivia, personagem da Mariska, é só.
Por causa justamente por não ter tido um lar consolidado, vive para o trabalho.