quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A Ciência desmascara Deus ( Parte II )

Como observamos no texto anterior, o tema do artigo fora extraído das idéias do cientista Richard Dawkins em seu livro – “Deus, um delírio”. Também merece ser destacado, que os cientistas mencionados no artigo não possuem vínculo com nenhuma religião, o que nos proporciona uma visão não tendenciosa. Porém, a exceção fica para Alister McGrath, que deixou de ser ateu e se tornou cristão.

A premissa estabelecida em Gênesis 1 é que Deus cria todas as coisas e as sustenta pelo seu poder. Indo pelo mesmo viés, o salmista contempla a beleza da criação e chega a seguinte conclusão:

“O céu anuncia a glória de Deus e nos mostra aquilo que as suas mãos fizeram. Cada dia fala dessa glória ao dia seguinte, e cada noite repete isso à outra noite.” (Sl 19.1,2)

Ao olhar para a perfeição do universo, o astrônomo Sir James Jeans proferiu as seguintes palavras: “O universo parece ter sido desenhado por um matemático puro.”

Cientistas e estudiosos ao contemplarem a ordem da Terra, do sistema solar e do universo, perceberam nele perfeição, beleza e harmonia. Por conta disso, chegaram à seguinte conclusão:

a) A inclinação de 23 graus da Terra produz as nossas estações, no entanto, os cientistas dizem-nos que, se a Terra não tivesse a exata inclinação que tem, os vapores dos oceanos mover-se-iam para norte e sul, cobrindo os continentes de gelo.

b) Se a lua estivesse a 80 mil quilômetros da Terra, em vez de 320 mil, as marés seriam tão enormes que todos os continentes seriam submergidos pela água, até mesmo as montanhas seriam afetadas pela erosão.

c) Se a crosta terrestre fosse apenas três metros mais grossa, não haveria oxigênio, e sem ele, toda a vida animal morreria.

d) Se os oceanos fossem uns poucos metros mais profundos, o dióxido de carbono e o oxigênio teriam sido absorvidos e nenhuma vida vegetal poderia existir.

e) O peso da Terra foi estimado em seis sextilhões de toneladas (isso é um 6 seguido de 21 zeros). Ela tem, ainda assim, um equilíbrio perfeito e gira com facilidade no seu eixo. Ela revolve diariamente à razão de mais de 1.600 quilômetros por hora ou 40 mil quilômetros por dia. Num ano, isso dá mais de 14 milhões de quilômetros.

f) A Terra revolve em sua própria órbita ao redor do Sol, percorrendo a cada ano o longo circuito elíptico de 965 milhões de quilômetros, o que significa que viajamos nessa órbita à velocidade de 30 quilômetros por segundo, ou 1.800 quilômetros por hora.

g ) Cada metro quadrado da superfície do sol emite constantemente um nível de energia de 130 mil cavalos força (+/- 450 motores de oito cilindros ) em chamas, que estão sendo produzidas por uma fonte de energia muito mais potente que carvão.

Diante desta grandeza, o matemático e físico Stephen Hawking balbuciou as seguintes palavras: “O fato marcante é que os valores destes números parecem ter sido finamente ajustados para que o desenvolvimento da vida fosse possível.”

Steven Weinberg (Prêmio Nobel de Física) disse: “A vida, como nós a conhecemos, seria impossível se qualquer uma das constantes físicas tivesse valores ligeiramente diferentes.”

O Físico e Astrobiólogo Paul Davies, deslumbrado, fez a seguinte observação: “A coisa realmente impressionante, não é que a vida na Terra esteja como que ‘equilibrada na ponta de uma navalha’, mas que o universo inteiro está como que ‘equilibrado na ponta de uma navalha’, e que seria um caos total se qualquer uma das constantes naturais estivessem ligeiramente fora de ajuste. Veja, mesmo que você considerasse a existência do ser humano como produto do acaso, permaneceria o fato de que o universo parece incompreensivelmente apropriado para a existência da vida – quase arquitetado, você poderia dizer um trabalho planejado.”

Existem pessoas que, diante desses fatos, argumentarão dizendo que isto é fruto do acaso, eu, porém, unirei a minha voz à do salmista e sairei por aí cantarolando: “O céu anuncia a glória de Deus e nos mostra aquilo que as suas mãos fizeram. Cada dia fala dessa glória ao dia seguinte, e cada noite repete isso à outra noite.” (Sl 19.1,2)

Pr. Fernando G. Dias

6 comentários:

Anônimo disse...

Paz amado pastor,
Achei maravilhoso a materia, fiquei deslumbrada!!! Muito obrigada,
Deus o abencoe muito mais,
abracos,
Miss. Ireni

Anônimo disse...

É simplesmente fantástico, mas a humanidade está conforme o texto de Rom 1.

Nilson

Anônimo disse...

Querido Pastor Fernando,
Fico muito feliz quando vejo um texto como este, que nos faz refletir sobre quão perfeito é o nosso universo e quão pequeno é o nosso conhecimento sobre toda essa perfeição. Negar a Deus é negar a vida, é deixar tudo muito limitado, dentro apenas do acaso e da compreensão humana. Eu também quero me juntar a você, e cantarolar a frase do salmista , admirando com meus pequenos olhos o quão grande é nosso Deus e quão glorioso sua criação.
Um abraço
Cris

Anônimo disse...

Amado Pastor, tenho lido e repassado o blog do irmão. Vejo que o jovem é um grande conhecedor do assunto. Faço voto que o amado continue a escrever assuntos tão apropriados para o nosso tempo, visto que cada dia surgem tantas herisias. Que Deus continue abençoando. Abraçoss à sua esposa.

Anônimo disse...

Revendo Fernando, tenho recebido de um irmão e companheiro do Rio de Janeiro o seu blog. Fico feliz em ler os assuntos que o amado irmão escreve. Continue a colocar a sua posição diante de diversos temas que surgem todos dias. precisamos refletir mais. Deus te abençoe!!

Anônimo disse...

Revendo Fernando, tenho recebido de um irmão e companheiro do Rio de Janeiro o seu blog. Fico feliz em ler os assuntos que o amado irmão escreve. Continue a colocar a sua posição diante de diversos temas que surgem todos dias. precisamos refletir mais. Deus te abençoe!!